PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Associados aprovam atuação da ACIAP

terça, 24 de novembro de 2020

Associados aprovam atuação da ACIAP para retomada da economia na pandemia

Uma pesquisa realizada junto aos associados mostrou que 85,7% deles aprovaram a atuação da ACIAP (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí) para a retomada da economia durante a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19. Por conta da pandemia, a maioria das empresas da cidade fechou suas portas entre os dias 20 de março a 9 de abril deste ano por determinação da Prefeitura, que também constituiu o COE (Comitê de Operação Emergencial) para avaliar medidas a fim de conter o avanço da contaminação. A ACIAP, como representante da classe produtiva, tem assento neste colegiado.

 

O gerente da entidade, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli, por delegação do presidente Maurício Gehlen, representou a ACIAP no Comitê e apresentou as reivindicações e os argumentos para a flexibilização das atividades empresariais e a retomada da economia. Foi graças à atuação da entidade que Paranavaí foi uma das primeiras cidades do Paraná a retomar a normalidade.

 

Ao mesmo tempo em que fazia as reivindicações no COE, Scarabelli passava aos empresários as orientações das autoridades sanitárias para evitar que a retomada das atividades econômicas provocasse um recrudescimento nos casos de Covid na cidade.

 

Também foi por sugestão do representante da ACIAP que foi constituído o COE Econômico, um grupo voltado a avaliar exclusivamente os impactos econômicos da pandemia. “No COE discute-se o geral, as questões de saúde, retorno às aulas, autorização para a realização de cultos e missas, a questão das praças esportivas etc. No COE Econômico discutimos e argumentamos as questões do comércio e suas implicações”, explica Scarabelli.

 

Este papel da ACIAP entre o COE e o empresariado, levando reivindicações e trazendo orientações deu resultado. Prova é que, enquanto era só o setor produtivo que estava funcionando, os casos de Covid foram diminuindo. O recrudescimento da pandemia começou a ocorrer depois de outras flexibilizações e especialmente após o relaxamento da população que abandonou as orientações das autoridades sanitárias, como o uso de máscaras, a higiene das mãos, lavando-as constantemente com água e sabão ou usando álcool 70º e o distanciamento social. “O comércio não é o responsável pela volta do crescimento dos casos, porque seguiu rigorosamente as orientações e enquanto só ele funcionava, os casos estavam caindo”, lembra o gerente da ACIAP.

 

Além disso, foi por sugestão do representante da ACIAP, acatada pela Administração Municipal, que foi criado o programa Paranavaí 5.0 que vem atuando para definir estratégias para o crescimento da cidade no pós-pandemia. O projeto já está em andamento e é realizado pelo Sebrae, que foi contratado pela Prefeitura para executar o serviço.

 

OUTROS INDICADORES - A pesquisa de satisfação da ACIAP levantou outros indicadores. Em relação a atuação da entidade como um todo em 2020, o levantamento apontou que 87.8% dos associados ficaram satisfeitos com a atuação da entidade: Para 38,8% a atuação foi boa e 49% consideraram ótima. Outros 12,2% avaliou como regular a atuação da Associação e não houve nenhuma menção a ruim ou péssima.

 

Em relação a equipe técnica, o índice de aprovação foi ainda maior: 96%, sendo 63,3% definindo como ótima e 32,7% como boa.

 

Com referência aos serviços o de Inteligência Empresarial é o mais utilizado com 57,1% dos apontamentos. Na sequência são as capacitações empresariais, com 34,7% das citações.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Aciap

Galeria de Fotos